Residuos Sustentabilidade | Ginástica

A quantidade e o destino dos resíduos produzidos pelo homem são uma questão que precisa ser encarada com responsabilidade por governos, empresários e comunidade.

A urbanização, a utilização dos espaços naturais pelo homem, o aumento do poder de compra e as mudanças nos hábitos de consumo aumentam constantemente os danos causados ao meio ambiente pela geração de resíduos. A coleta de todo esse material tornou-se um problema para as cidades, e o reaproveitamento do lixo é um desafio para a comunidade e para o poder público.

Um ser humano adulto produz pouco mais de 1 kg de lixo por dia.

A cidade de São Paulo produz mais de 12.000 toneladas de lixo por dia.

A produção anual de lixo no planeta gira em torno de 400 milhões de toneladas.

Até 2030, o mundo irá produzir algo em torno de 2,2 bilhões de toneladas de lixo.

No Brasil cerca de R$ 4,6 bilhões vão para o lixo todos os anos, em materiais que podem ser reciclados e não são aproveitados.

É possível dar destinos alternativos aos resíduos produzidos no dia a dia.

Coleta seletiva, reciclagem e compostagem de lixo são opções colocadas em prática em diversos municípios, empresas e áreas residenciais.

Cada tipo de resíduo deve ser destinado ao local correto para seu descarte, e não basta apenas separar lixo reciclável do lixo comum – é importante que os resíduos não recicláveis sejam embalados de maneira que possam ser identificados, assim como os resíduos orgânicos e os recicláveis sejam acondicionados separadamente e depositados nas lixeiras corretas, ou ainda entregues para as equipes especializadas em reciclagem de materiais.

Para empresas e órgãos públicos, descartar o lixo corretamente e aplicar ações de sustentabilidade para conter o acumulo de resíduos – como a adoção de copo e caneca individuais para consumo de água e café, por exemplo.

Em casa, o consumo consciente evita geração de resíduos desenfreada. Optando por comprar refis, embalagens biodegradáveis e produtos ecologicamente sustentáveis, cada indivíduo contribui para a redução dos resíduos.

VOLTAR