Mobilidade Sustentabilidade | Ginástica

Ter a capacidade de se locomover ativamente no dia-a-dia é um direito humano.

A mobilidade caminha junto com a sustentabilidade no sentido de que, ao utilizar meios de transporte ativos ou coletivos ou alternativos, cada cidadão diminui o impacto de poluentes disparados no ar por veículos.
50 milhões de pessoas morrem ou se ferem gravemente no trânsito todos os anos. O sedentarismo e suas consequências matam cerca de 4 bilhões por ano.

A poluição atmosférica deve matar em torno de 250 mil pessoas nos próximos 16 anos.

Mais do que assombrar, esse número pode ser utilizado para alertar o poder público sobre a necessidade de medidas mais rigorosas para o controle da poluição do ar.
Algumas cidades têm projetos de mobilidade urbana em andamento, que vão desde a ampliação das ciclovias, semáforos inteligentes – que reconhecem veículos de transporte público e dão preferência a eles no trânsito -, estacionamentos gratuitos, incentivo à carona e pedágio urbano.

Em grandes cidades, carros particulares são responsáveis por 90% da poluição do ar.

Algumas medidas importantes para incentivar a mobilidade urbana

Incentivar o uso compartilhado de automóveis. Há casos de empresas que já fazem isso organizando as rotas de seus funcionários. Condomínios também podem fazer o mesmo.

Estimular a atividade física por meio de caminhadas. Caminhar é um dos esportes mais completos que existem, sendo apropriado para todas as idades. Fazer percursos à pé pode ser uma ótima solução para ganhos em saúde e inclusive para fugir de engarrafamentos e “apertos” no horário de pico do transporte.

Expandir e tornar as ciclovias seguras. Estes são projetos que não podem mais ser ignorados no mundo todo. O ideal é que as vias sejam integradas a terminais de ônibus e estações de metrô, viabilizando o uso da bicicleta como meio de transporte e exercício físico.

Melhorar o Transporte Coletivo. Neste caso, é necessário lançar o olhar para além da frota. Aumentar a rede de faixas exclusivas e corredores é tão essencial quanto conscientizar donos de carro a usar outros meios de transporte ou optar por usar combustíveis limpos.

VOLTAR