Energia Sustentabilidade | Ginástica

A energia faz parte da vida moderna. Estamos cercados por aparelhos eletrônicos, em todos os ambientes e círculos sociais em que vivemos.

Um computador ligado por 6 horas diárias consome em média 45 kWh/mês.

Um chuveiro funcionando por cerca de 30 horas, gasta no mínimo 135 kWh/mês.

A geladeira é responsável por cerca de 25% a 30% do total da conta de luz em uma residência.

Dados estes números de consumo altos, a economia de energia e sua produção por meios mais sustentáveispassou a ser objeto de atenção de governos e cidadãos civis.

Energia sustentável é, por definição, toda aquela gerada e fornecida sem comprometer a capacidade de geração posterior. São todas as que utilizam formas de produção com nenhuma ou pouquíssima geração de dióxido de carbono (CO2) e outros gases, geralmentedisparados na atmosfera.

Para ter energia sustentável, é preciso unir tecnologia – para garantir a produção, o armazenamento e a transmissão eficaz – e o uso de fontes renováveis mais naturais.

Energia hidrelétrica é aquela produzida através da água, e a única forma de abastecimento oferecida à imensa maioria da população mundial. Como a água é um recurso que vem se tornando cada vez mais escasso, e os prejuízos ambientais da instalação de uma usina hidrelétrica são grandes, é preciso começar a considerar outras formas de geração de eletricidade.

Além da economia é preciso pensar em novas formas de suprir as necessidades energéticas do mundo todo. As principais alternativas fontes de energia sustentável que podem ser alternativas à hidrelétrica são:

Energia eólica é a que transforma a força do vento em energia útil, aproveitando as massas de ar em contato com centrais captadoras.

Energia solar é obtida por placas especiais que transformam a luz e o calor do sol em eletricidade.

Energia geotérmica retira o calor do centro da Terra e o transforma em eletricidade.

Energia das marés vem do aproveitamento do potencial energético do desnível das marés.

VOLTAR